A MiratecArts, com sede na ilha do Pico, Açores, lançou o seu primeiro desafio a fotografos no ano passado. O Concurso Internacional de Fotografia "Montanha" nasceu para ser integrado na programação do Montanha Pico Festival, a decorrer na ilha durante o mês de Janeiro.
O júri do concurso são três fotógrafos de renome nas suas áreas: o fotógrafo português galardoado com Wildlife Photographer of the Year pela National Geographic, Nuno Sá, a luso-canadiana professora e artista Teresa Ascenção e o fotógrafo americano que se dedica 100% a montanhas, Jack Brauer.
MiratecArts recebeu 344 fotos de fotógrafos dos quatro cantos do mundo. Desde a China a São Tomé, Brasil ao Canadá, 72 fotos deslumbrantes, com imagens de 20 países, foram escolhidas para a exposição na Câmara Municipal da Madalena, durante o Festival.
O júri selecionou as fotos vencedoras em três categorias: a montanha do Pico, Portugal e o Resto do Mundo. Os vencedores tem a oportunidade de realizar uma exposição dos seus trabalhos favoritos e visitar a ilha do Pico, durante o Azores Fringe, o festival internacional de artes a acontecer em Junho.
Para a foto na categoria O Resto do Mundo, o francês Alex Buisse venceu com "Chopicalqui", a 6345m Nevado Chopicalqui, na Cordillera Blanca de Peru. Menção honrosa foi para a equipa dos jovens portugueses Monica Mota e Nuno Gonçalves, que por dois anos andaram a caminhar por montanhas da América do Sul e conseguiram a foto "Espelho" no Vulcão Licancabur (5920m) no Deserto de Atacama no Chile. Seus trabalhos serão expostos nas 3 vilas da ilha do Pico durante o ano.
"A Serra da Estrela é um local ímpar pela sua diversidade, condições de luz e tempo, que permite o registo de imagens extramente criativas. Sendo o ponto mais alto de Portugal Continental, brinda-nos com vistas de cortar a respiração, estimulando o olhar criativo, tornando-se este ainda mais aguçado pela leveza do ar, e o silêncio dos grandes espaços, que nos permitem a comunhão total com a natureza," escreveu Jorge Gonçalves Silva que fotografou "Entre as Brumas", foto vencedora na categoria de Portugal.
E sendo o Montanha Pico Festival não podiamos deixar de galardoar uma foto do ponto mais alto de Portugal, o Pico. (2351m).
"No dia 7 de Novembro de 2014 saí de casa de madrugada com o intuito de fotografar o nascer do sol no planalto central. Ao subir a transversal reparei que sobre a minha esquerda, a lua cheia aparentava estar no local ideal para fazer uma foto que já perseguia há algum tempo. Assim, pelas 7h58m, com uma luz maravilhosa, no cruzamento do Corre-água e com uma vista privilegiada para a montanha com a estrada a correr junto à sua base, montei o tripé e disparei." diz Pedro Silva, que recebeu o Prémio Vencedor do Concurso Internacional de Fotografia "Montanha" na categoria da montanha do Pico com "Lua Cheia na Montanha do Pico". O seu trabalho será exposto em várias localidades dos Açores e estrangeiro, integrado na revista DiscoverAzores com apresentação na Califórnia.
Montanha Pico Festival e a exposição continua até dia 30 de Janeiro com apresentações de livros, workshops, filmes e a estreia do ballet "The Rise: 2351m" música de Helder Bettencourt, coreografia de Sofia Sousa, a ser apresentado domingo dia 25 de Janeiro na Casa da Montanha. www.picofestival.com