CORDAS

CORDAS

festival de músicas do mundo, 11 a 18 setembro 2016 na Madalena - Pico - Açores

Madalena, no Pico, é anfitriã do Cordas, o festival de músicas do mundo

A guitarra portuguesa, no primeiro festival de músicas do mundo, a acontecer na vila da Madalena, chega através da única mulher guitarrista, que viaja internacionalmente acompanhando o fado, Marta Pereira da Costa.
O timple das Canárias vem com o Beselch Rodríguez, que será acompanhado na guitarra por Marco del Castillo que vem até aos Açores de Tenerife. O berimbau do Brasil vem com Pedro Escobar, a harpa gótica com o Silveira Anjos Teixeira, português a residir em Berlim. O cavaquinho vai ser apresentado por Amadeu Magalhães, que vem do norte de Portugal.
O bandolim, a bandola, o violino, a guitarra clássica e muitos outros instrumentos de corda vão ser apresentados no festival que tem a Viola da Terra, a viola dos dois corações, a ser apresentada em concerto por Rafael Carvalho -- assim como através de filme, pintura e livros -- e, ainda, na abertura do festival através de uma improvisação em que a associação MiratecArts (organizadora do evento parceira com a Câmara Municipal da Madalena) convida todos os tocadores locais a se juntarem.

Os concertos vão acontecer na Praça da Madalena, na Câmara Municipal, na Santa Casa da Misericórdia e nas escolas locais. Existirão atividades paralelas que incluem: literatura, com a apresentação de "Conto da Mulher de Cordas" de Carolina Cordeiro; workshop de pintura, exposição Tocadores por Olaria Projetos de Arte e Educação do Brasil e sessões de filmes apresentados por MPAGDP (A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria) com o seu fundador Tiago Pereira, presente no festival.
O Festival Cordas acontecerá de 11 a 18 de setembro no meio do Atlântico, na vila da Madalena, ilha do Pico, Açores. www.festivalcordas.com

 

CORDAS - World Music Festival 11-18 SET 2016

MiratecArts e a Câmara Municipal da Madalena anunciam novo festival: CORDAS

A vila da Madalena, na ilha do Pico, vai ser o cenário do Cordas: o festival de músicas do mundo. O projeto, criado pelo diretor artístico Terry Costa, já andava à procura de casa há algum tempo. Foi o Presidente da Câmara Municipal da Madalena, José António Soares, que abraçou a ideia e, assim, pretende estrear de 11 a 18 de setembro 2016, o festival de artes com foco em instrumentos de corda.

"São músicas do mundo, do nosso mundo regional, do grandioso mundo musical português e com objetivo de também apresentar artistas e instrumentos internacionais," diz Terry Costa. "Gostava muito de conseguir apresentar, anualmente, no mínimo, um músico e um instrumento de uma região estrangeira, lado a lado à nossa viola da terra."

O programa está a ser planeado para incluir concertos com músicos locais e de terras mais longínquas; para contemplar workshops, palestras e conversas, apresentações de livros e exposições, com a temática instrumentos de corda. Estes eventos de programação didáctica e entretenimento, que compõem o festival, terão lugar na Câmara Municipal e na Praça da Madalena.

"A viola da terra vai ser destacada, e temos de ser nós a dar-lhe mais valor," diz Terry Costa. "Vamos fazer todos os possíveis para que a criatividade, com este o instrumento mais único das nossas ilhas, receba mais projecção, não só local mas também internacionalmente:" Assim, a associação MiratecArts convida todos os músicos locais, que toquem viola da terra, a viola de arame dos Açores, a inscreverem-se para o evento de abertura. "Queremos que o festival tenha um arranque ao som da viola da terra."

MiratecArts pretende apresentar o programa do primeiro Cordas em breve.

www.festivalcordas.com

 
Town of Madalena, Pico island, Azores hosts Cordas World Music Festival

Celebrate the world of string instruments in the Azores

In the first world music festival dedicated to string instruments, taking place in Madalena on Pico island, Azores, the Portuguese guitar comes courtesy of the world's only female professional Portuguese guitarist playing the fado music genre, Marta Pereira da Costa. The timple from the Canary Islands will be played by Beselch Rodriguez, accompanied on guitar by Marco del Castillo from Tenerife. Brazil´s berimbau instrument is presented by Pedro Escobar, and the gothic harp will be plucked by Portuguese musician Silveira Anjos Teixeira from Berlin. The cavaquinho arrives at the festival in the hands of northern Portugal´s Amadeu Magalhães.

A variety of other string instruments including the mandolin, bandola, violin and classical guitar will be showcased at the festival, along with the "two-hearts guitar", Viola da Terra. This unique Azorean instrument will be highlighted in a concert by Rafael Carvalho and also in video presentations, paintings and books. For the opening event, MiratecArts, the organization behind the festival in partnership with the Town Hall of Madalena, will invite all local Viola da Terra musicians to join in a special celebration.

The concerts will take place in various locations, from Madalena Town Square to local schools. Parallel activities include a literary presentation of "Story of the Woman of Strings" by author Carolina Cordeiro, a painting workshop led by artist Pieter Adriaans, a special exhibition courtesy of arts company Olaria from Brazil, and a film session hosted by Portuguese music organization MPAGDP and its founder Tiago Pereira.

Cordas World Music Festival happens from the 11th to 18th of September in the middle of the Atlantic Ocean - Pico island, Azores. www.festivalcordas.com

 

PROGRAMA

2016 PROGRAMA

Abertura, domingo 11 de setembro 16h30 - encontro na Praça da Madalena; todos os tocadores de Viola da Terra estão convidados e convidadas a participar - é só aparecer!

Segue-nos no facebook para todos os updates; Join us on facebook for all updates.

VIDEO SPOT

video

organização

em parceria

facebook MPAGDP
facebook
This site's design is only visible in a graphical browser that supports web standards,
but its content is accessible to any browser or Internet device.