Sara Miguel, Jorge ’Canarinho’ Silva e Marcos Fernandez são Mar&ilha, um trio musical que viaja entre a tradição e a modernidade. O concerto tem foco na Viola da Terra, a viola dos dois corações dos Açores, e ao seu progresso musical durante as últimas décadas, visitando a sua génese e explorando as suas possibilidades de futuro. Uma viagem dos Açores pelo mundo que passa por terras de língua portuguesa e comunidades estrangeiras onde os açorianos se radicaram com o repertório tocando nas línguas inglesa, francesa e espanhola, além do português. À Viola da Terra, Mar&ilha junta a guitarra acústica e o ukelele com a voz inconfundível de Sara Miguel.
Sara Miguel nasceu no Porto em 1987. Começou a estudar música ainda criança, passando pelo piano, e pelo canto lírico até descobrir o Jazz. Estudou Canto Jazz a nível superior na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto (ESMAE) e desde 2009 foi desenvolvendo a sua carreira como performer em vários estilos e como docente e formadora na área do canto e técnica vocal. Destacam-se os seus projectos Blackbird, Peanut Butter Jelly, Sara Miguel 4teto, BRUMA Project e a colaboração como cantora da Orquestra Angrajazz. Morou 5 anos na ilha Terceira e agora reside no Pico.
Marcos Fernandez é um guitarrista galego natural de Vigo e a residir na ilha do Pico. Iniciou o estudo da Guitarra Clássica no Conservatorio Superior de Música de Vigo e prosseguiu estudos no Ateneo Jazz Escuela Superior de Música Contemporánea, completando a formação superior em Jazz y Armonía Moderna (Madrid). Foi bolseiro em Havana (Cuba) no Instituto Superior de Arte (I.S.A), onde frequentou uma masterclass em Orquestación y Arreglos - Especialización en Jazz latino y Salsa com o professor Joaquín Betancur. Mais tarde, frequentou masterclass sobre Gipsy Jazz no Conservatorio de Amsterdão com o professor Estochelo Rosemberg. Desde então, teve várias experiências laborais, desde a docência em escolas e a nível particular em vários países, à direcção pedagógica e formação de formadores numa escola municipal de artes em Cabo Verde, passando pela direcção artística de uma produtora de espectáculos nas Canárias e Andaluzia. Como músico de estúdio, participou em trabalhos com Plácido Domingo, Rafael Basurto Lara, Cesar Lopez, Susana Lubrano entre muitos outros. Como músico de palco, realizou centenas de concertos como guitarrista em vários países, nomeadamente festivais em Portugal, Cabo Verde, Espanha, França, Suíça, Holanda, Nicarágua, Brasil, etc.
Jorge Canarinho participa desde criança em tunas e folclore na ilha do Pico e toca a Viola da Terra desde 2010. É um dos tocadores mais cobiçados da ilha participando simultaneamente em vários grupos, além das noites de chamarritas.