miratecarts

Learn More...

prémio escrita

Whalewatching, baleeiros, baleação, baleias

Prémio Escrita MiratecArts abre concurso a novas vozes açorianas

O Prémio Escrita MiratecArts já conseguiu 6 vencedores e agora está de volta para a sétima edição. A associação aceita trabalhos até 30 de janeiro 2021, sob o tema "Whalewatching, baleeiros, baleação, baleias", enquadrando assim no programa da Década do Oceano, já anunciada.

Escritores açorianos e escritores a viver nos Açores têm, assim, uma oportunidade para mostrarem os seus talentos neste concurso MiratecArts que oferece prémios aos vencedores, incluindo publicação da obra vencedora, numa coletânea, e ainda uma participação de destaque numa futura edição do Azores Fringe no Encontro Pedras Negras (inclui viagem inter-ilhas e 2 noites de estadia para participar em cada programa).

Qualquer forma de escrita, da poesia à prosa, é aceite. O texto a concurso deve ser original e ainda não publicado em qualquer meio, incluindo blog.

A organização estabelece como condições de participação que o concorrente seja residente nos Açores, ou açoriano de nascença, e que seja maior de 16 anos de idade, inscrito na plataforma www.discoverazores.eu e que não tenha vencido o Prémio Escrita MiratecArts; o texto deverá possuir um mínimo de 500 e um máximo de 20 mil caracteres, sendo que o trabalho deverá ser apresentado em formato Word. O trabalho concorrente deverá estar subordinado ao tema da forma que o artista entender.

Os trabalhos serão aceites através do email: info@mirateca.com até ao dia 30 de janeiro 2021, sendo que a mensagem de inscrição no concurso deverá incluir: nome, telefone e uma frase respondendo à questão: “Porque participa neste projeto?”. O documento do texto não deve ser identificado com o nome do autor. Os finalistas serão contatados no verão 2021 e apenas o/a vencedor/a do prémio será anunciado/a em público como vencedor/a do Prémio Escrita MiratecArts 2021.

“Esta é a sétima vez que lançamos o Prémio Escrita, que teve início como parte da plataforma DiscoverAzores" explica Terry Costa, o diretor artístico da associação MiratecArts. Os vencedores das edições anteriores foram Pedro Paulo Câmara, Almeida Maia, Nuno Rafael Costa, Carolina Cordeiro, Carla Lima e Diana Zimbron, uma nova geração de açorianos com várias obras publicadas.

A plataforma DiscoverAzores – Descobrir Açores com artistas, lançada em 2012 pela associação MiratecArts, inclui mais de 700 artistas de todas as ilhas dos Açores, abrangendo as várias áreas artísticas. O projeto desenvolve oportunidades e divulga artistas açorianos, promovendo, assim, também, a região. Entre as diversas atividades inclui-se o festival de artes internacional - Azores Fringe.

 

01_28_20 Prémio Escrita MiratecArts 2020 - Diana Zimbron

Na encosta da Montanha da ilha do Pico, nas matas encantadas de árvores retorcidas, num abrigo formado por rochas, vive Idíl, um ser rude e franzino. Ele enfrenta a maior crise da sua longa existência: um dilema entre sucumbir à sua obsessão pelo mundo dos Homens ou voltar a conviver com os outros seres da sua espécie.
Idíl apaixonou-se pelos hábitos e comodidades humanas, pondo em perigo a essência do seu povo. Então, liderados pela sábia e bela Luen, os outros seres do seu grupo foram instalar-se mais para cima, no planalto, deixando-o só. Apenas Luen mantém a esperança de que Idíl se cure da ilusão em que vive.
E se mudar de ideias, será capaz de fazer as mudanças necessárias antes da lua nova? Embarcará numa corrida contra o tempo?

Este é um conto que nos faz mergulhar na paisagem da ilha. Azevinhos, urzes, faias, uva-da-serra... mistérios de rocha negra, currais de vinha, a Montanha à luz do luar. Questões atuais de sensibilização ambiental, preocupações e dilemas do nosso quotidiano vistos pelos olhos dos seres da montanha.

“A Montanha não é do Idíl, o Idíl é que é da Montanha.”

SER DA MONTANHA por Diana Zimbron - vencedor do Prémio Escrita MiratecArts 2020

 
 

PRÉMIO ESCRITA MIRATECARTS

- Pedro Paulo Câmara (2013)

- Almeida Maia (2014)

- Nuno Rafael Costa (2015)

- Carolina Cordeiro (2016)

- Carla Lima (2017)

- Diana Zimbron (2020)

- ??? (2021) - tema: Whalewatching, baleeiros, baleação, baleias; trabalhos aceites até janeiro 2021.

- NOVAS VOZES AÇORIANAS - o livro em produção

This site's design is only visible in a graphical browser that supports web standards,
but its content is accessible to any browser or Internet device.