About

Learn More...

Terry Costa PT

Produtor, Encenador, Diretor-Artístico da MiratecArts

Terry Costa

Terry Costa nasceu em Oakville, Canadá mas cresceu na ilha do Pico, Açores, onde frequentou o Externato da Madalena por vários anos. Voltou ao Canadá na sua adolescência e frequentou o Liceu Loyola Secondary School. Depois de terminar os cursos profissionais de Teatro no Colégio Sheridan, e a Licenciatura na Universidade de Toronto, iniciou carreira como encenador, produtor e criador de eventos ao vivo desde o teatro, dança, música e eventos especiais como concursos e festivais.

Sua carreira artística começou como actor em mais de 50 peças de teatro. De destaque ficou mais de uma centena de atuações como Puck (Shakespeare) e mais de duas centenas de atuações como Icarus (a personagem mítica grega) que o levou em digressão pelo território americano.

Costa encenou mais de 30 peças de teatro de originais coletivos a clássicos, assim como grandes espectáculos An Evening of Fado, Circus Musicale, Latin Vox, e Madonna in My Mind (video). A sua própria peça de teatro solo 69 Moments of Life (+info) esteve em digressão por 22 cidades norte americanas. Costa criou o concurso-espectáculo Gay Top Model que foi um fenómeno apresentando quatro temporadas no Canadá, sendo que a primeira edição em Vancouver virou programa televisivo, e a última em 2011 foi apresentada na sala de teatro nobre do River Rock Casino em Richmond.

O seu nome não é apenas referência para produtores e agentes culturais no Canadá que procuram um cheirinho da cultura portuguesa, como ele próprio iniciou protocolos com festivais e apresentou artistas como Sara Tavares, Yamandu Costa, Stockholm Lisboa Project, Sara Marreiros, Quarteto Helena Lavouras, Marta Pereira da Costa, Dead Combo, Frankie Chavez, Pe de Cana, Suzana da Cãmara e participou nas primeiras apresentações oficiais no Canadá de Mariza, Seu Jorge, Ana Moura e na última digressão de Cesária Évora, entre muitos outros.

Em 2002, Costa fundou Mirateca Arts que apresentou mais de 700 projectos de entretenimento e cultura no Canadá e EUA. Um dos objectivos de Terry Costa sempre foi de promover artistas portugueses para serem apresentados em espaços por todos os cantos do planeta, enquanto incentiva estrangeiros a visitar Portugal. Assim, sua mudança para as ilhas dos Açores aconteceu como um ponto de mudança a meia-carreira.

 
Nos finais de 2011, Terry Costa decidiu residir na ilha do Pico, Açores e dedicar grande parte do seu tempo ao desenvolvimento de projectos artísticos realizados 100% no arquipélago. Assim, Mirateca Arts virou MiratecArts, uma associação cultural sedeada na ilha montanha, mas com trabalho nas 9 ilhas do arquipélago dos Açores. Iniciou vários projetos e continua a incentivar a divulgação de Portugal, dos Açores, através de arte e artistas.

Um projeto pessoal de sonho está a ser desenvolvido lentamente para os palcos, Canto ao Pico, baseado no poema do primeiro Presidente de Portugal, Manuel de Arriaga.

Fundador do Azores Fringe Festival, Montanha Pico Festival, Cordas World Music Festival, AnimaPIX e o Roteiro de Arte Pública na Madalena, Pico, Costa continua a liderar workshops e palestras para incentivar o desenvolvimento da arte em todos os cantinhos do mundo.


2012-hoje: Presidente/Diretor-Artístico, MiratecArts
2006-hoje: Fundador e Produtor, Proud to be Portuguese Canadian - conferência e festival cultural.
2002-2012: Artistic-Director/Producer, Mirateca Arts
2008-2011: Produtor/Encenador, Gay Top Model
2003-2011: Coordenador, Festival Europeu da British Columbia; mais de 30 países/comunidades participantes.
2004-2011: Fundador e Coordenador, Festival da Herança Portuguesa em Vancouver.
2003-2010: Televisão; produtor de histórias para o programa Canadá Contacto (RTP/Rogers) e MosaicoTV (OMNI BC); também fez parte da equipa do programa Canadian Idol (Insight Television) por seis anos assim como programa especiais para a CBC e CTV. Criou os concursos que viraram programas de televisão: 9 episódios de How Far Will You Go (Here/OutTV)  e o especial Mr Gay Canada 2009.
2003-2004 - Spaces Performance Art Gallery, Diretor
2002-2006: Diretor Artístico, AQTvancouver (Vancouver, British Columbia)
1997-2001: Diretor Artístico, UNI Theatre (Mississauga, Ontário)

Alguns trabalhos comunitários:

2020-Hoje: Presidente do Conselho Cultural, AILD- Associação Internacional dos Lusodescendentes
2019-Hoje: Presidente do Círculo de Amigos da Ilha do Pico / Ilha Maior
2011-Hoje: Comissão Fundadora e Presidente, Associação LGBT Pride Azores
2010-2015: Comissão do World Pride, Interpride
2009-2011: Director da Associação, Vancouver Pride Society
2008-2015: Conselho das Comunidades Portuguesas (Governo de Portugal), Comissão da Língua, Educação e Cultura
2003-2011: Editor e escritor, Lusitânia
2003-2011: Fundador e Coordenador, Arco Iris BC
2003-2010: Vice-Presidente, Congresso Nacional Luso Canadiano
2003-2008: Fundador e Coordenador, JOVENSvancouver

 

MiratecArts inicia atividade nos Açores

Fazendo, Maio 2012
 

This site's design is only visible in a graphical browser that supports web standards,
but its content is accessible to any browser or Internet device.