About

Learn More...

Terry Costa PT

Produtor, Encenador, Diretor-Artístico da MiratecArts

Terry Costa

Terry Costa nasceu em Oakville, Canadá mas cresceu na ilha do Pico, Açores, onde frequentou o Externato da Madalena por vários anos. Voltou ao Canadá na sua adolescência e frequentou o Liceu Loyola Secondary School. Depois de terminar os cursos profissionais de Teatro no Colégio Sheridan, e a Licenciatura na Universidade de Toronto, iniciou carreira como encenador, produtor e criador de eventos ao vivo desde o teatro, dança, música e eventos especiais como concursos e festivais.

Sua carreira artística começou como actor em mais de 50 peças de teatro. De destaque ficou mais de uma centena de atuações como Puck (Shakespeare) e mais de duas centenas de atuações como Icarus (a personagem mítica grega) que o levou em digressão pelo território americano.

Costa encenou mais de 30 peças de teatro de originais coletivos a clássicos, assim como grandes espectáculos An Evening of Fado, Circus Musicale, Latin Vox, e Madonna in My Mind (video). A sua própria peça de teatro solo 69 Moments of Life (+info) esteve em digressão por 22 cidades norte americanas. Costa criou o concurso-espectáculo Gay Top Model que foi um fenómeno apresentando quatro temporadas no Canadá, sendo que a primeira edição em Vancouver virou programa televisivo, e a última em 2011 foi apresentada na sala de teatro nobre do River Rock Casino em Richmond.

O seu nome não é apenas referência para produtores e agentes culturais no Canadá que procuram um cheirinho da cultura portuguesa, como ele próprio iniciou protocolos com festivais e apresentou artistas como Sara Tavares, Yamandu Costa, Stockholm Lisboa Project, Sara Marreiros, Quarteto Helena Lavouras, Marta Pereira da Costa, Dead Combo, Frankie Chavez, Pe de Cana, Suzana da Cãmara e participou nas primeiras apresentações oficiais no Canadá de Mariza, Seu Jorge, Ana Moura e na última digressão de Cesária Évora, entre muitos outros.

Em 2002, Costa fundou Mirateca Arts que apresentou mais de 700 projectos de entretenimento e cultura no Canadá e EUA. Um dos objectivos de Terry Costa sempre foi de promover artistas portugueses para serem apresentados em espaços por todos os cantos do planeta, enquanto incentiva estrangeiros a visitar Portugal. Assim, sua mudança para as ilhas dos Açores aconteceu como um ponto de mudança a meia-carreira.

 
Nos finais de 2011, Terry Costa decidiu residir na ilha do Pico, Açores e dedicar grande parte do seu tempo ao desenvolvimento de projectos artísticos realizados 100% no arquipélago. Assim, Mirateca Arts virou MiratecArts, uma associação cultural sedeada na ilha montanha, mas com trabalho nas 9 ilhas do arquipélago dos Açores. Iniciou vários projetos e continua a incentivar a divulgação de Portugal, dos Açores, através de arte e artistas.

Um projeto pessoal de sonho está a ser desenvolvido lentamente para os palcos, Canto ao Pico, baseado no poema do primeiro Presidente de Portugal, Manuel de Arriaga.

Fundador do Azores Fringe Festival, Montanha Pico Festival e o Roteiro de Arte Pública na Madalena, Pico, Costa continua a liderar workshops e palestras para incentivar o desenvolvimento da arte em todos os cantinhos do mundo.


2012-hoje: Presidente/Diretor-Artístico, MiratecArts
2006-hoje: Fundador e Produtor, Proud to be Portuguese Canadian - conferência e festival cultural.
2002-2012: Artistic-Director/Producer, Mirateca Arts
2008-2011: Produtor/Encenador, Gay Top Model
2003-2011: Coordenador, Festival Europeu da British Columbia; mais de 30 países/comunidades participantes.
2004-2011: Fundador e Coordenador, Festival da Herança Portuguesa em Vancouver.
2003-2010: Televisão; produtor de histórias para o programa Canadá Contacto (RTP/Rogers) e MosaicoTV (OMNI BC); também fez parte da equipa do programa Canadian Idol (Insight Television) por seis anos assim como programa especiais para a CBC e CTV. Criou os concursos que viraram programas de televisão: 9 episódios de How Far Will You Go (Here/OutTV)  e o especial Mr Gay Canada 2009.
2002-2006: Diretor Artístico, AQTvancouver (Vancouver, British Columbia)
1997-2001: Diretor Artístico, UNI Theatre (Mississauga, Ontário)

Alguns trabalhos comunitários:
2008-2015: Conselho das Comunidades Portuguesas (Governo de Portugal), Comissão da Língua, Educação e Cultura
2003-2011: Editor e escritor, Lusitânia
2003-2010: Vice-Presidente, Congresso Nacional Luso Canadiano
2003-2008: Fundador e Coordenador, JOVENSvancouver

Alguns trabalhos na comunidade LGBT:
2011-hoje: Comissão Fundadora e Presidente, Associação LGBT Pride Azores
2010-hoje: Comissão do World Pride, Interpride  
2009-2011: Director da Associação, Vancouver Pride Society
2003-2011: Fundador e Coordenador, Arco Iris BC

 

MiratecArts inicia atividade nos Açores

+clique para ler
 

CONTATO

info@mirateca.com

ENGLISH

WWW

PRESENTE

discoverazores.eu
Atlantes - the doc
Montanha
Açores Canta
Azores Fringe
Roteiro dos Murais

PASSADO

UNI Theatre
AQTvancouver

PROJETOS
This site's design is only visible in a graphical browser that supports web standards,
but its content is accessible to any browser or Internet device.